sábado, 5 de setembro de 2015

Lusíadas#011. Ilha dos Amores

A NOSSA PÁGINA 3...

Prosseguindo na sua campanha de divulgação, entre a gente nova, do mais famoso poema português, o «Cavaleiro Andam-te» tem hoje o prazer de apresentar aos seus leitores, mais duas estâncias de «Os Lusíadas», aquelas em que Camões nos narra o aparecimento da lendária Ilha dos Amores à esquadra de Vasco da Gama.
«Continuavam as naus sulcando a ampla via marítimo em direção à Amada Pátria — diz o Poeta — e almejando abastecer--se de água doce, quando os seus tripulantes, ao mesmo tempo e com súbita alegria, avistaram a amorosa ilha ao romper da aurora. Viram de longe a frasca e graciosa ilha que Vénus levava sobre as ondas (tal como o vento leva uma embarcação à vela) ao encontro da armada, porque, receando que os portugueses passassem de largo e não arribassem, como ela desejava, Vénus, a quem nada era impossível, a fazia mover para o sitio onde as naus vinham navegando...»
Se à beleza destas duas estâncias juntarmos a graciosidade com que Fernando Bento soube interpretá-las... parece-nos que a nova página 3 agradará plenamente àqueles que nos leem.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...