sábado, 28 de novembro de 2015

BD0327. Scaramouche

Na França pré-revolucionária, a rainha Maria Antonieta pede a seu primo Noel, marquês de Maynes, que descubra a identidade de Marcus Brutus, um panfleteiro que ataca com seus folhetos a decadente aristocracia. Logo se descobre que ele é Philippe de Valmorin, grande amigo do aventureiro André Moreau.
Este tenta ajudá-lo a escapar mas não consegue impedir que Philippe seja morto pelo marquês num duelo de floretes. Moreau nada pudera fazer, pois o marquês era tido então como o melhor espadachim da França.
Só lhe restou fugir, se escondendo em uma companhia teatral, sob a máscara ridícula do cômico Scaramouche. Mas Moreau jurou vingança e se dedicará a aperfeiçoar sua esgrima a fim de desafiar o marquês para um duelo mortal. Durante sua busca por vingança, Moreau se apaixona por Aline, mas julga que esta é sua irmã e se distancia. Aline é cortejada por Noel, enquanto Moreau começa sua vingança usando a máscara.
No duelo final, Moreau vence Noel, mas não consegue concretizar sua vingança e matá-lo... mais tarde, descobre que este é seu verdadeiro irmão e finalmente se casa com Aline.
Com base num romance de Rafael Sabatini de 1921 que originou um filme com o mesmo nome (Scaramouche) famoso na época, eis uma curta história de BD assinada por Craenhals, aparecida no Cavaleiro Andante nº 110.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

BD0326. Rip Kirby em «A jogadora»

Rip é chamado a um navio onde uma menina atraente se divertia a depenar incautos milionários. A pobre rapariga acabou por cair na armadilha que ele lhe montou, não sem este ter conhecido o sabor dos seus deliciosos lábios. Esta é mais uma aventura desenhada por Prentice que evidencia a fidelidade ao estilo. Mas a doce Honey... mais uma vez não aparece (o malvado desenhador já a esqueceu). A completar, uma história de José Sopapo...

terça-feira, 24 de novembro de 2015

BD0325. O alegre espadachim

Espoliado pelo irmão, João de la Morliere foge de cas acompanhado pelo seu leal servo e acaba por se integrar numa companhia de teatro que o conduz às tropas francesas encontrando aí um posto e uma menina que o faria feliz. Este é mais um trabalho de Jean Graton que demonstra que quando Michel Vaillant chegou, já vinha formatado por mais de vinte encarnações entre as quais a de alegre espadachim...

sábado, 21 de novembro de 2015

BD0324. As partidas de Anita

Com sete meses de idade, a Anita já era o terror lá de casa e que o diga a bicharada que andava perto dela. Isso mesmo nos confessa Fernando Bento num conjunto de páginas que a acompanha até perto dos três anos em que ele próprio se mostra como vitima das ordens da terrível menina.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Condor#13. Cisco Kid contra Punhal Afiado

Punhal Afiado não era um valente guerreiro índio, mas um branco barrigudo que se dedicava ao crime e a quem Cisco veio a fazer frente. Aqui fica a reposição desta aventura publicada no fascículo 13 da Coleção Condor.

Cuto#119. Cisco Kid em «O pintor francês»


Aqui fica a digitalização de parte do Jornal do Cuto, fascículo 119, no que respeita à aventura «O Pintor Francês», assinada por Salinas e de que o herói é Cisco Kid.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

BD0323. Zé Miúdo


Ainda me lembro do último jogo de futebol onde fui player, junto à Câmara, num local que hoje está pejado de edifícios. Garcês, com mais uns aninhos, agarrou bem o tema e produziu esta BD curta que surgiu no Cavaleiro Andante 167.

sábado, 14 de novembro de 2015

BD0322. A Torre das Sete Luzes


Após as invasões napoleónicas. as dissensões entre liberais e miguelistas fizeram com que o Marquês de Castelo-Novo, entristecido, incapaz de tomar posição por uma das fações, partisse para a Escócia, procurando a paz na propriedade de um tio. Mas, mal pronunciou o nome do local para onde se dirigia, numa estalagem, sentiu que algo de estranho se passava e lhe iria perturbar a estadia. Eis o relato pelo lápis mágico de Fernando Bento

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

BD0321. Coleção Rodeo, fascículo 83

 
A Coleção Rodeo surgiu como uma resposta da IBIS ao sucesso do Condor Popular e do Ciclone na APR, mas o seu efeito não foi tão catastrófico como o operado pelo seu acordo com a Bruguera ao nível das novelas populares. Apesar de tudo, a BD disponibilizada na Rodeo tem um traço agradável e as histórias primam pela constante presença feminina, desmentindo amplamente aquela máxima de que «no final, casou com o cavalo...». Na Rodeo, há mulheres e bonitas e com um papel activo.
Mas as histórias parecem-me um pouco frágeis talvez devido às implicações de formatação: um livrinho de 32 páginas tem sempre 3 histórias.
O fascículo 83 está de acordo com o retrato apresentado e as histórias que fazem parte do mesmo têm os nomes:
Preço muito alto!,
Cercados pelo ódio e
Destino fatal.
Nestas histórias a chantagem, a ameaça e a mentira têm um efeito inicial dominante, mas, como sempre, os bons dão a volta à situação.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

BD0320. As primeiras páginas de Zé Quitolas

Zé Quitolas é mais uma criação de Fernando Bento que foi aparecendo no Pajem do Cavaleiro Andante e que foi sujeito às mais variadas provas para que um verdadeiro campino pode ser desafiado.
Aqui ficam as primeiras 10 páginas para vos fazer crescer o desejo de voltarmos a esta figura. Oportunamente, será disponibilizado ficheiro para download com um Zé Quitolas pleno.

sábado, 7 de novembro de 2015

BD0319. O regresso de Sitting Bull

 
Hoje, completamos a obra de Duteurtre «Sitting Bull» na qual se narra a vida de uma família de pioneiros que, em certo momento, o acolheu e do qual passou a receber proteção. Esta segunda parte continua a descrição da malvada atividade do traficante de armas «Fred, o vermelho» e todas as manigâncias para fazer explodir o conflito com os índios.
As situações de provocação são cada vez mais graves e tudo tem o momento culminante num conflito que faz lembrar o conhecido Little Big Horn de que podem encontrar documentação em O Gato Alfarrabista pela mão de Jorge Magalhães. Os brancos são dizimados, Sitting Bull respeita o corpo do valente oficial capitão Brown e os nossos amigos Miguel e Cristina vão estabelecer-se longe da vivência dos seus irmão de raça.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

BD0318. Missão Perigosa

«Missão Perigosa» é uma aventura assinada por Raymon Macherot que hoje trazemos ao Páginas de BD e que teve publicação em 1955 no fascículo 169 do Cavaleiro Andante. Aqui os nomes dos protagonistas foram aportuguesados, mas tudo lembra o ambiente do nosso amigo Clorofila.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

MA#164_171. Aventuras de Águia Branca


Eis uma aventura de Águia Branca que já tínhamos apresentado e a que tirámos alguma sujidade. Tal como dissemos no início, nela encontram todos os elementos já referidos a nível da sua caraterização: a figura de Steve Adams, a sua transformação no índio justiceiro na gruta secreta, o seu fácil relacionamento com índios e brancos, o magnífico Palomino Fury e o seu sócio Patrick.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...