terça-feira, 31 de maio de 2016

BD0373. O neto de Robin dos Bosques

Se Robin dos Bosques tinha um filho, a probabilidade de vir a ter um neto com pelo na venta e vontade de trespassar os que o incomodavam com flechas era elevada.
É isso que poderão encontrar em mais um trabalho de Artur Correia publicado no Pajem do Cavaleiro Andante nos fascículos 302 a 326. Eis O NETO DE ROBIN DOS BOSQUES

sábado, 28 de maio de 2016

BD0372. A sombra do gavião


«A sombra do gavião» perseguiu  ininterruptamente um homem que fugiu após cometer um crime. Ao ser alcançado pelos perseguidores, num último esforço abateu a malvada ave que não o largava. Eis uma magnífica BD assinada por A. Trigo, com argumento de Roy West (Jorge Magalhães), publicada no Mundo de Aventuras, segunda série, fascículo 369.

terça-feira, 24 de maio de 2016

BD0370. Aventuras do Filipim I

Apresentamos hoje mais uma criação de Fernando Bento: as aventuras do seu filhote Filipim, o irmão da Anita. Surgiram em 51 fascículos do Pagem entre os números 161 e 324. Vamos ficar-nos por um pequeno lote inicial, isto é, pelas aparecidas até ao fascículo 209.

sábado, 21 de maio de 2016

BD0369. A espada invencível

Donato cresceu e todos lhe reconheciam a coragem e as qualidades morais.
Um dia, o Barão Hipólito foi visitado por Braço de Ferro que pôs em causa a sua palavra sendo desafiado para um duelo.
Braço de Ferro levou a melhor sobre o Barão, mas, quando se preparava para lhe dar o golpe fatal, o jovem Donato toma o lugar do pai adotivo e mostra que é detentor de «A espada invencível».

quinta-feira, 19 de maio de 2016

BD0368. Lúcio, o xerife em «Terras Perigosas»

Um conjunto de mascaradas invade as terras de um criador de ovelhas e faz-lhe um ultimato para as abandonar. Mas o homem não se amedronta e procura o auxílio do xerife de Alkali que o ajuda a desvendar o mistério daquelas «Terras Perigosas», história inserida no fascículo 7 do volume 11 do Condor Popular.

terça-feira, 17 de maio de 2016

BD0367. Chevalier Ardent em «O cão dos Arboë»

 
«O cão dos Arboë» sabia reconhecer os seus inimigos e provou-o numa última batalha fatal. Esta é mais uma história de Chevalier Ardent que extraímos do MA 374, segunda série.
Permitam-me que vos deixe com este texto de Luiz Beira dedicado a este generoso paladino:

TIVE o grato prazer de fazer em Moçambique, em 1973, um breve apontamento sobre o talento grato e sóbrio de François Craenhals. Isto valeu-me a bela surpresa de algum tempo depois, ter recebido um belo cartão deste banda-desenhista belga.
A gravura era um «retrato» do Chevalier Ardent; as palavras, essas não podiam ser de melhor gentileza e amizade. Por portas travessas, Craenhals teve conhecimento desse meu pequeno artigo e... descobriu até o meu endereço privado.
Que dizer agora e hoje?...
Que a admiração por este talento continua de pé e maior. Que, tanto as aventuras de Ardent, como as de Pom, Teddy, Maggy e Tarass-Boulba mereciam melhor sorte e melhor divulgação nas páginas portuguesas da especialidade. Perfeito rival do Prín-cipe Valente, de Hal Foster, Chevalier Ardera, é aquele generoso paladino, pleno de bravura e rebeldia, com um entusiasmo que nos encanta através das suas aventuras medievais tão plenas de acção como tão perfeitamente retratantes do pensamento, usos e costumes dessa tão distante época. Convém lembrar ainda que o «pai» de Ardem, ou seja François Craenhals, nasceu em Ixelles, a 15 de Novembro de 1926; é pois, do signo do Escorpião, tal como os nossos Fernando Bento e Artur Correia.
 
LUIS BEIRA

sábado, 14 de maio de 2016

BD0366. Bessy em «A carga secreta»

 
André e Bessy vão navegar nos enormes barcos que sulcavam os rios da América, verdadeiros palácios flutuantes, mal sabendo que aqueles em que seguiam era portador de estranha carga. Leia «A CARGA SECRETA»

quinta-feira, 12 de maio de 2016

BD0365. Coleção Rodeo, fascículo 53


O fasciculo 53 da Coleção Rodeo traz-nos três histórias com a habitual configuração e conteúdo:
- Pacto entre hienas
- Regresso ao passado e
- Lábios cerrados.

terça-feira, 10 de maio de 2016

BD0364. Oliver Cromwell


O Cavaleiro Andante número 187 traz-nos um pormenor da vida de Oliver Cromwell, apresentado por Jean Graton como um senhor despótico que fazia reinar sobre todo o país um verdadeiro terror. No caso presente, uma criança que simpatizara com o ditador foi utilizada para escolher qual de três homens iria ser executado. E entre eles estava o pai dessa criança...

sábado, 7 de maio de 2016

BD0363. O filho de Robin dos Bosques

Este sábado voltamos à arte de Artur Correia e à sua enorme capacidade de parodiar figuras importantes, neste caso Robin dos Bosques.
«O filho de Robin dos Bosques» foi publicado no Pajem inserido nos fascículos do Cavaleiro Andante 183 a 198.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

BD0362. Mandrake em «A porta Z»

 
«A porta Z» era uma porta estranha através da qual se conseguia comunicar com outro mundo habitado por seres estranhos. A questão que se punha a Mandrake era se seria possível o retorno caso a atravessasse. A resposta surgiu nos fascículos do Mundo de Aventuras 219 a 225.

terça-feira, 3 de maio de 2016

BD0361. Justiça do Oeste


«Justiça do Oeste» é uma história da série Rocky Bill publicada no Cavaleiro Andante 114 que nos narra um mau bocado pelo qual o nosso herói passou ao lhe ser roubado correio que transportava na sua diligência, facto de que foi considerado principal suspeito.
Neste número, o Cavaleiro Andante preferiu apresentar uma capa em que anunciava a visualização da mesma em 3D com óculos especiais pelo que, após pesquisa, conseguimos uma imagem do Tintin Francês reltiva a esta história aqual é bem sugestiva da sua autoria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...