terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

BD0475. De Angola à contra-costa


Num trabalho a enaltecer os feitos dos portugueses por esse mundo fora, José Manuel Soares oferece-nos o relato ilustrado da travessia do continente africano entre Angola e a costa do Índico realizada por expedição de Capelo e Ivens.
Dada a necessidade de ser criado um atlas geral das colónias portuguesas, Manuel Joaquim Pinheiro Chagas, ao tempo Ministro da Marinha e do Ultramar, criou por decreto de 19 de Abril de 1883 a Comissão de Cartografia, para a qual nomeou como vogais os dois exploradores. Por outro lado, pretendendo a criação de um caminho comercial que ligasse Angola e Moçambique nomeou-os a 5 de Novembro do mesmo ano para procederem aos necessários reconhecimentos e explorações. A escolha de dois oficiais de Marinha para a concretização desta importante missão, prende-se com o facto de se tratarem de territórios desconhecidos, não cartografados, nos quais era necessário avançar, recorrendo aos princípios da navegação marítima, tão familiares a estes exploradores. (Fonte: Wikipedia)
A publicação ocorreu nos fascículos do Cavaleiro Andante 365 a 382.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

BD0141Rec. Buck Jones em «À beira da morte»


June estava à frente das reses que, cegas, corriam desenfreadamente. Parecia que uma morte terrível estava preparada para ela. Mas o nosso xerife, no seu fiel cavalo «Prata», conseguiu salvá-la.
O fascículo é completado com uma aventura de Daniel Boone.
É disponibilizado ainda o índice do volume...

BD0223Rec. Jerry Spring em «O homem da cicatriz»


O número especial de Natal de 1958 do Cavaleiro Andante brindou-nos com duas aventuras de Jerry Spring. Eis a segunda delas...

Pantoufle, o gatinho que não se deixa abater

 
 
Pantoufle, magnífico felino, delicioso, com algo de cínico, chegou ao nosso convívio através da publicação da Spirou, série 2. Vaja as magníficas aventuras deste gatinho e aproveite para visualizar as capas das revistas já publicadas.

BD0141. Daniel Boone em "A ameaça dos renegados brancos"

 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

BD0474. Ruben Quirino em «A fortuna do milionário»

 
Pois é, o nosso Rip Kirby aparece aqui disfarçado de Ruben Quirino. É a única mudança. Vai ajudar uma jovem a procurar uma fortuna e claro que há alguém que acaba por interferir. O relato surgiu nos fascículos do Mundo de Aventuras 370 a 385, assinado por Alex Raymond.
 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

BD0473. Emílio e os detetives

Tendo por base a obra de Erich Kästner, o Cavaleiro Andante nos fascículos 310 a 339 ofereceu-nos mais um trabalho de Fernando Bento, uma aventura cheia de ação que entusiasmou uma juventude que se reviu na coragem de Emílio.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

BD0472. Sargento Raio em «Perigo na Montanha»

Sargento Raio...
Um nome estranho a atestar a capacidade de aportuguesamento de nomes vigente nas editoras de BD de meados do século passado. Raios, Corisco e Ciclones passaram a enxamear as cabeças da nossa juventude.
Neste particular temos uma aventura de Red Cannyon publicada no Moundo de Aventuras, fascículos 367 a 382.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

BD0471. O explorador perdido

 
Continua a expedição de João Paula pela floresta tropical a qual desta vez descamba na procura de um explorador seu conhecido e a verdade é que acabam por ter uma descoberta um tanto macabra. Tudo começou no fascículo 315 do Cavaleiro Andante e prolongou-se até ao 339

domingo, 12 de fevereiro de 2017

BD094_95Rec. Coleção Condor, fascículo 3

 
Eis, mais uma vez, a fabulosa luta de Tomahawk Tom contra o famigerado facínora Vila Vargas que deu corpo a um do mais interessantes fascículos da Coleção Condor, o terceiro publicado em 1 de Julho de 1951. A obra resulta de uma colaboração de Vitor Peon com Edgar Caygill, um pseudónimo de Roussada Pinto.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

BD0470. O combate de Pembe

«O Combate de Pembe» é mais um episódio histórico assinado por Carlos Alberto Santos que retrata a luta no período colonial contra os povos africanos, neste caso através da figura de João Roby. A publicação ocorreu no Mundo de Aventuras fascículos 367 a 373.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

domingo, 5 de fevereiro de 2017

BD0148Rec. Superhomem: O papagaio denunciador

A pequenina Susana trava conhecimento com um fora-da-lei saído da prisão e dono de um papagaio, acabando por se meter num sarilho que só o Superhomem conseguiu resolver. Wayne Boring ilustra esta aventura da forma que pode encontrar no fascículo 12 da Coleção Condor.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

BD0468. Luis Euripo em luta pelo título

 
Depois de se ter sagrado campeão mundial contra Red Dowdy, Luis Euripo teve de defender o título, sujeitando-se a desafios que, por vezes, não eram os mais honestos. Um desses casos é relatdo no Mundo de Aventuras, fascículos 364 a 374.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...