sábado, 27 de janeiro de 2018

BD0632. João Tempestade em «Uma prova difícil»


Este álbum da coleção Águia faz justiça à arte de Frank Robbins através de um magnífico landscape que me leva a dizer: nunca vi uma aventura de João Tempestade com um desenho tão agradável como este. E a história também se lê muito bem.


4 comentários:

  1. Caro Lobo Sentado,
    Tem toda a razão quando diz que esta aventura faz justiça à arte de Frank Robins.
    A razão deve-se a que o editor (ao contrário do que foi prática, durante muitos anos) respeitou escrupulosamente a paginação, não cortando ou acrescentando partes das vinhetas, nem sobrepondo a legendagem dos balões (que normalmente era tosca e ultrapassava os limites do balão, tapando partes dos desenhos). A própria legendagem - manual - utiliza uma fonte bonita e bastante agradável à leitura, em contraste com a legendagem da época, que usava a máquina de escrever, com letra muito certinha mas pouco atractiva para o leitor.
    E a capa (do grande Carlos Alberto Santos) também ajuda a tornar este número da Colecção Águia numa peça de rara beleza. Assim vale mesmo a pena ler estes clássicos!
    Obrigado por partilhar connosco estas maravilhas!
    Um abraço
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
  2. Boas palavras, caro Carlos Rico. Ainda bem que aprecia o Páginas de BD o que nos motiva muito.
    O desenho de Frank Robbins por vezes faz-me lembrar o Tony Tormenta do José Antunes. Cá estamos a arranjar influências para os nossos...

    Saudações

    Lobo Sentado

    ResponderEliminar
  3. O malogrado José Antunes, um dos grandes da BD portuguesa... Que saudades!
    Estive uma tarde em sua casa, em 2004 (já lá vão 14 anos, como o tempo voa!), onde pude deliciar-me com a arte deste autor (banda desenhada, capas, ilustrações avulsas, desenhos, esboços, quadros...) e tive o privilégio de escolher - se assim se pode dizer - os "melhores" trabalhos para expor em Moura, no salão Moura BD. É claro que não escolhi os melhores. Era impossível escolher pois eram todos bons. Escolhi o que pude, atendendo à área disponível para expor...
    Grande artista, infelizmente pouco ou nada (re)conhecido pela malta mais nova...
    Abraço
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
  4. Nesta coleção há mais duas histórias dele.
    E em uma delas Robbins também foi publicado de forma deslumbrante.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...